Objetivos Educacionais

Os Objetivos Educacionais deste curso, abarcam três domínios da aprendizagem humana.

Domínio Cognitivo.

Abrange a aprendizagem intelectual. As habilidades no domínio cognitivo tratam de conhecimento, compreensão e o pensar sobre um problema ou fato:

  • Conhecimento: memorização de fatos específicos, de padrões de procedimento e de conceitos.
  • Compreensão: imprime significado, traduz, interpreta problemas, instruções, e os extrapola.
  • Aplicação: utiliza o aprendizado em novas situações.
  • Análise: de elementos, de relações e de princípios de organização.
  • Síntese/Criatividade: estabelece padrões.
  • Avaliação: julga com base em evidência interna ou em critérios externos.

Domínio afetivo.

Abrange os aspectos de sensibilização e gradação de valores. O domínio afetivo trata de reações de ordem afetiva e de empatia. 

  • Recepção: Percepção, disposição para receber e atenção seletiva
  • Resposta: participação ativa, disposição para responder e satisfação em responder
  • Valorização: Aceitação, preferência e compromisso (com aquilo que valoriza)
  • Organização: Conceituação de valor e organização de um sistema de valores
  • Internalização de valores: comportamento dirigido por grupo de valores, comportamento consistente, previsível e característico.

Domínio psicomotor.

Abrangendo as habilidades de execução de tarefas que envolvem o aparelho motor. Trata de habilidades relacionadas em manipular ferramentas ou objetos.

  • Percepção: reconhece os movimentos essenciais.
  • Resposta conduzida: responde com coordenação motora fina e refinada a partir de treino.
  • Automatismos: automatizou movimentos reflexivos básicos na resposta.
  • Respostas complexas: elabora com desenvoltura e coordenação respostas a estímulos.
  • Adaptação: Improvisa movimentos, adapta-se e readapta-se em diferentes situações.
  • Organização: Organiza espontaneamente a partir de reflexos complexos respostas a estímulos.