Competências e Habilidades

O que são competências e habilidades?

As Competências são um conjunto de habilidades e conhecimentos relacionados, que podem ser desenvolvidos por meio de treinamentos ou experiências, e possibilitam a atuação efetiva em um trabalho ou situação. Por outro lado, as Habilidades são qualidades que o profissional tem para realizar alguma atividade. São aquelas características que podem ajudar um profissional a desenvolver competências. Ou seja, a competência pode ser aprendida, já a habilidade é inata.

Você já pegou carona com um motorista que conseguia trocar as marchas e se orientar no trânsito, mas que não era um bom motorista? Você ficou com uma sensação de não conseguir explicar por que essa pessoa não era um bom motorista, já que ela conseguia realizar as funções básicas do veículo? Ficou com a sensação de que algo faltava, mas você não conseguia explicar exatamente o quê?

Basicamente, essa pessoa tem a habilidade de trocar as marchas, de usar os espelhos, mas não deu o “pulo do gato” para ter a competência de ser um bom motorista. Se ela praticar suas habilidades constantemente, pedir dicas a amigos e ler sobre o assunto, muito provavelmente chegará o dia em que será um bom motorista. Esse exemplo nos explica bem a diferença entre habilidade e competência: o primeiro é algo mais prático e mais tangível, enquanto que o segundo é mais subjetivo e pessoal. E é por meio do exercício de habilidades específicas que chegamos a desenvolver uma competência.

E a escuta, não precisa está enquadrada nas habilidades e competências? Certamente! Não obstante, a ação da Graça de Deus na vida das pessoas, a instrumentalização da escuta é uma necessidade, pois, a Graça não age no vazio.